quinta-feira, 30 de julho de 2009

Estudando o 'Stroke Path with Brush'

com ‘Simulate Pressure’

O que vamos aprender a fazer?

Vamos utilizar paths e um recurso chamado 'Stroke Path with Brush' para criar traços que simulam riscos desenhados à mão.




Resumo do tutorial

1. Criar o path.



2. Escolher o pincel.



3. Pintar no path com o pincel.







Mas se é tão simples assim,

por que algumas vezes não funciona???

Porque ao aplicar o 'Stroke Path with Brush' simulando a pressão da caneta sobre o traço, o pincel que usamos não está configurado para reagir à pressão. As propriedades dinâmicas do brush devem ser habilitadas antes que ele seja usado para simular traços feitos à mão. Além disso, algumas vezes o 'Stroke Path...' nem está disponível - geralmente quando você esquece de selecionar um layer visível e editável para aplicá-lo, ou quando cria um shape layer ao invés de um path.


Passo-a-passo


1. Crie um novo documento (Menu File >> New..., ou atalho CTRL + N).

O tamanho não importa muito, estamos apenas estudando! Eu utilizei 72 pixels por polegada na resolução porque essa medida está de bom tamanho para publicação na Internet.



2. Selecione a Pen Tool (Atalho de teclado ‘P’).



3. Atenção para as opções da ferramenta! Não ficou igual?

A primeira coisa que se deve verificar é se a opção ‘Paths’ está selecionada.
Após isso, escolha ‘Pen Tool’, marque a caixa ‘Auto add/delete’ (explicações mais para frente) e selecione a opção ‘Add to shape área (+)’:




Essa ferramenta serve para criarmos vetores (séries de instruções que são usadas para criar imagens - você pode ler mais sobre isso procurando no Google a diferença entre imagens vetoriais e bitmaps). Parece algo de outro mundo, mas na realidade não é. Vamos começar criando um ponto: clique em um ponto da tela, e, sem soltar o botão do mouse, arraste para a esquerda e para baixo até obter uma figura parecida com a da imagem: (aí sim solte o botão do mouse)



Se tudo deu certo, acabamos de criar um ponto (aquele quadradinho do meio), que possui duas guias que orientarão a maneira como esse ponto se conectará aos pontos vizinhos. Para entender bem isso,


4. vamos criar mais um ponto. Não ficou igual?

Clique na tela e, sem soltar o botão do mouse, arraste até obter o segundo ponto (que também possui guias):



Note que o ponto anterior está representado por um quadrado vazado, com apenas 1 guia, pois encontra-se agora inativo. Isso significa que, ao criarmos um novo ponto, ele se conectará ao segundo, e não ao primeiro.


5. Para finalizar o path, vamos criar o último ponto: Não ficou igual?



6. Ocultar o path.

Por enquanto, não precisamos visualizá-lo, uma vez que experimentaremos os brushes. Para ocultar ou mostrar um path, utiliza-se o painel ‘Paths’ (caso você não consiga vê-lo, vá em Window >> Paths). Caso haja mais de um path, somente o selecionado fica visível – sendo que não há como selecionar mais de um ao mesmo tempo. Para ocultar todos, clique na área cinza do painel.



7. Vamos aos brushes (atalho de teclado ‘B’).

Escolha a cor para o pincel clicando uma vez no quadrado ‘Set foreground folor’.




Ajustes básicos de tamanho, suavidade e forma podem ser feitos clicando-se com o botão direito do mouse em algum ponto do ‘canvas’ (área branca). No nosso caso, vamos escolher uma daquelas primeiras formas arredondadas para o pincel, e ajustar o tamanho para 10 pixels, além de colocar a firmeza em 100%:



8. Ajustes mais avançados podem ser feitos na caixa ‘Brushes’ (atalho do teclado ‘F5’), mas você precisará estar com a ferramenta ‘Brush’ selecionada para conseguir mexer nela).


Para que o ‘Stroke Path with Brush’ funcione bem com a opção ‘Simulate Pressure’, precisamos dizer ao programa como ele deve fazer essa simulação. Então,


9. clique em ‘Shape dynamics’, bem em cima das palavras, pois precisamos não só marcar a opção, como também mudar algumas coisas nessa aba:

‘Size Jitter’ controla o tremido no traço. Para um traço liso, vamos mantê-lo em 0%.



10. Importante! Em ‘Control’, selecione ‘Pen Pressure’.

O ‘Minimum Diameter’ dita a espessura do traço em suas extremidades; como queremos as nossas bem pontiagudas, vamos deixá-lo em 0%.

O ‘Angle Jitter’ não funciona para brushes redondos, então não vamos nos preocupar com ele agora, apenas ajuste-o para 0% e seu ‘Control’ para ‘Off’.

O ‘Roundness Jitter’ dita o quanto o formato do pincel deve ser achatado. Em ‘Control’ pode-se especificar quem vai controlar a quantidade (selecionando-se ‘Pen Pressure’, poderemos visualizar o efeito quando dermos o ‘Stroke Path with Brush’ – nesse caso, deveremos especificar uma ‘Minimum Roundness’, ou seja, uma “redondeza” mínima, logo abaixo).

‘Flip X Jitter’ e ‘Flip Y Jitter’ só farão diferença caso haja ‘Roundness Jitter’ e a ‘Minimum Roundness’ seja pequena o bastante.
Em nosso caso, mantenha a ‘Roundness Jitter’ em 0% e sua respectiva opção ‘Control’ em ‘Off’.


Com essa configuração, já conseguiríamos extremidades pontiagudas, mas não transparentes, certo?

Se você quiser habilitar essa propriedade, realize o passo 11, descrito abaixo. Senão, continue lendo o tutorial a partir do aviso (antes do passo 12).


11. Clique sobre ‘Other dynamics’, bem em cima das palavras, para marcar e abrir a aba correspondente.



Aqui, vamos apenas deixar a ‘Opacity Jitter’ em 0% e, em seu ‘Control’, vamos selecionar ‘Pen Pressure’.

Já em ‘Flow Jitter’, configure para 0% com ‘Control’ ‘Off’.


Nosso brush está pronto para ser usado!!!

Cuidado para não clicar em um dos pincéis da aba ‘Brush Presets’ agora!!! E também não clique nos brushs que aparecem quando você clica com o botão direito no canvas!!! Todos eles são conjuntos dessas opções que nós acabamos de configurar – dessas, e das outras opções que nem chegamos a olhar! Selecionar uma delas agora estragaria toda a configuração do nosso pincel!


Depois desse alerta, vale uma dica: podemos criar um ‘preset’ dessa nossa configuração, para não termos que configurar o pincel toda vez que desejarmos utilizar o efeito do ‘Simulate Pressure’ no ‘Stroke Path with Brush’. Faremos isso a seguir:


12. Clique no botão no canto superior direito que possui uma seta para baixo e 3 riscos horizontais.



No menu que aparecerá, escolha ‘New Brush Preset...’. Uma janela pedirá um nome para o preset (dica: dê um nome sugestivo!). Após confirmar, você voltará para a janela de configuração do brush.



Clique novamente no botão no canto superior direito, mas dessa vez escolha ‘Preset Manager...’.



Na janela que se abrirá, clique no primeiro preset, e, com o Shift apertado, clique no penúltimo preset, de maneira a selecionar todos MENOS O SEU. Aperte o botão ‘Delete’. Não se preocupe com os presets deletados, eles já estão salvos no arquivo ‘Basic Brushes.abr’, lá na pasta do Photoshop. Falta apenas salvar um arquivo contendo o seu preset; você pode fazer isso clicando no botão ‘Save Set...’ e dando um nome para o arquivo.



Não mexa no formato (‘Format’), deixe-o em .ABR mesmo, e em seguida confirme clicando no botão de salvar. Na janela ‘Preset Manager’, clique em ‘Done’.


Agora podemos usar o brush para realizar o ‘Stroke Path’!!!


13. Feche a caixa ‘Brushes’ apertando F5 novamente.

No painel ‘Layers’, selecione a camada na qual você quer aplicar o desenho (para criar uma nova, você pode utilizar o atalho de teclado CTRL + SHIFT + ALT + ‘N’).



É importante perceber que há um layer selecionado, editável e visível – layers transparentes, ou com ‘Opacity’ / ‘Fill’ em 0% também são considerados visíveis se o ‘olhinho’ do lado da miniatura deles estiver aparecendo.
Agora, volte ao painel ‘Paths’ e selecione nosso path. Ao clicar com o botão direito do mouse sobre ele, selecione ‘Stroke Path...’, e, na janela que se abrirá, selecione ‘Brush’ na lista e marque a opção ‘Simulate Pressure’. Ao confirmar, teremos nosso efeito aplicado!




Esse será o resultado final caso você tenha habilitado ‘Other Dynamics’ na janela Brush.

Caso contrário, você terá isso!


Não se esqueça que, para fazer com que o path suma, basta clicar na parte cinza do painel dele, ou – agora que já não vamos mais usá-lo – deletá-lo: é só clicar nele, e, sem soltar o botão do mouse, arrastá-lo até o iconezinho da lixeira no canto inferior direito do painel ‘Paths’.
Outra coisa: você pode dar CTRL + ALT + Z para desfazer o ‘Stroke Path’, e, na hora de refazê-lo, selecionar outra ‘Foreground Color’ utilizando aquele mesmo preset que a gente tinha feito. Isso vai resultar no mesmo tipo de efeito só que com outra cor!

E uma última dica, para salvar tempo: experimente usar o botão ‘Stroke Path’ no painel ‘Paths’ (ele só se tornará ativo quando houver um path selecionado). Ele não abrirá a janela de configuração, e simplesmente aplicará o efeito utilizando as últimas configurações para o ‘Stroke Path’. (Por configurações, não entenda os ajustes na caixa ‘Brushes’, só as opções da janela ‘Stroke Path...’) que aparece mais acima no passo 13.



... no passo 03:


Esse é fácil, você só esqueceu de arrastar um pouco o mouse antes de soltar o botão! Lembre-se: primeiro você clica em um ponto da tela e, mantendo o botão pressionado, movimenta um pouco o mouse, para só então soltar o botão.


Refaça o passo 3, sem esquecer de marcar essa opção antes de começar:


... no passo 04:


Esse erro é bem comum. O preenchimento pode ficar de qualquer cor, não necessariamente preto.
Volte ao passo 03 e não se esqueça de escolher essa opção:


... no passo 05:


Antes de criar o terceiro ponto em cima da linha (linha mesmo, não confunda com guia) você precisa desmarcar essa opção:

Senão o Photoshop entende que deve criar mais um ponto entre os pontos 1 e 2.



Dúvidas?
Descubra como entrar em contato na caixa (+)

20 comentários:

  1. quando to criando o path ele nao fica transparente, porque? @_@

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo!
    Você olhou o erro no passo nº 4?

    http://ruipimentel.blogspot.com/2009/07/estudando-o-stroke-path-with-brush.html#p4erro

    Na imagem o preenchimento está em preto, mas na realidade pode ser qualquer cor - inclusive branco, que você não conseguiria ver. Mas experimente seguir as instruções para corrigir o erro no passo 4.
    Se esse não for o seu erro, me manda um e-mail com um printscreen do seu path OK?

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Rui!! gostei do tutorial! amanhã farei um post falando sobre o seu tutorial ok? :D

    ResponderExcluir
  4. Ou você prefere que seu tutorial seja postado lá no ::Tutoriais Photoshop:: com créditos à você e link para seu blog? abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Ah, legal!
    Espero que ajude o pessoal que acessa o tutoriais photoshop!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. CAra o estilo do tutorial é meio diferente dos que você posta, esse aqui não tem um resultado muito atrativo, é mais uma 'aulinha' mesmo.
    Você que decide!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá Rui ! Faz alguns dias deixei um comentário sobre este tutorial no blog do André, não sei se vc leu mas repito ,vc me ajudou e muito com este recurso do pincel, sua "aulinha" deve ser com "A" maiuscúla.
    Vôce vai para meus favoritos e terá sempre minha visita.
    Abraços e em frente!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Valeu jaci!
    Fico feliz MESMO, de verdade.
    Cara... o único problema é esse, talvez se você voltar com freqüência ao blog você acabe desanimando, pois nem sempre eu consigo postar coisas por pura falta de tempo.
    Então te sugiro que siga @rui_pimentel no Twitter ou então adicione o Feed do blog pra saber em primeira mão quando eu postar alguma coisa nova.

    Feed Atom:
    http://ruipimentel.blogspot.com/feeds/posts/default/

    Feed dos Comentários (em todos os posts)
    http://ruipimentel.blogspot.com/feeds/comments/default/

    Feito?!
    Quando eu tiver alguma coisa nova eu posto aqui... lembrando que eu sempre faço tutoriais baseados na necessidade de alguém, então se você tiver com uma curiosidade a respeito de Photoshop (ou webdesign) ou com uma dificuldade e não tiver muita pressa pra resolver, dê uma sugestão para um novo tutorial, OK?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Plinio de Oliveira Lima4 de agosto de 2009 às 01:02

    muito bom cara...parabens!!vai ajuda mta gnte

    ResponderExcluir
  10. Beleza...
    Rui gostaria de saber se este blog utiliza algum tipo de CMS?

    ResponderExcluir
  11. Hum, não. É Blogger padrão mesmo, eu só aprendi a hackear o layout um pouco, por isso ficou diferente.
    Mas continua com a engine do Blogger mesmo.
    Abraço! Valeu pela visita!

    ResponderExcluir
  12. RUI,
    parabéns ,, esse tuto explica de maneira bem detalhada ,, perfeito,, eu estava tendo problema com para deixar as pontas do pincel finas e transparentes, mas agora consegui ,, parabéns mesmo pelo trabalho ,,, vlw

    ResponderExcluir
  13. Opa!
    Bom saber que a galera gostou!
    Pena que pela falta de tempo eu acabo não podendo fazer mais tutoriais... mas agora pro fim do ano pode sair mais alguma coisa. Lembrando que dá para assinar o feed do blog ou me seguir no Twitter para receber em primeira mão as atualizações no blog.
    Abraços a todos!
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  14. Rui,
    Valeu muito a ajuda!

    Explicação detalhada, exemplos claros...

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Olá ^^
    Gostei bastante do tutorial, mas estou com um problema, quando eu clico com o direito no Path a opção Stroke Path não fica selecionável, não sei como consertar isso... :/

    ResponderExcluir
  16. O Meu Preset Manager não esta aparecendo o que faço?

    ResponderExcluir
  17. Nossa, muito obrigado!
    Estava com um problema de pontas muito finas quando fazia o strokepath, mas com sua explicação pude resolver o problema. Meu Minimum diameter no shape dinamics estava em zero.

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde!Fato seu tutorial é Show e para o André Sugai elogiar, é porque não deixa dúvidas.Mas, preciso de ajuda, para colocar a cor no Path.Obrigado Atenciosamente, Alexander. E-mail: Zarjitsky@hmail.com

    ResponderExcluir
  19. Maravilha, estava a procura de respostas sobre o pq do path não estar habilitado e vi que mts outras pessoas tbm, mas ngm sabia responder. Muito obrigada pela sua ajuda!!!

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br